Curso de Animação Clássica 2D
Como funciona?
A Lipe Diaz Escola se preocupa com a qualidade do ensino! Por isso nossas turmas são reduzidas (máximo 10 alunos) e cada aluno tem acompanhamento individual (sim, quase uma aula particular!). Estude no seu ritmo e comece na turma quando quiser (os módulos são independentes!).
AULAS PRESENCIAIS
Você terá acesso às nossas instalações não só durante o horário de sua aula, mas também durante toda a semana para praticar e utilizar nossos equipamentos, que são:
- Mesas de luz com prancheta reclinável;
- Pranchetas com réguas de animação 2D;
-Laboratório com computadores equipados com mesas digitalizadoras (tablets) e com softwares originais: Harmony Toon Boom, Adobe Photoshop, Blender, Krita, entre outros.
O acompanhamento das aulas é individual em turmas pequenas de no máximo 10 alunos, dessa forma, você pode iniciar na turma quando quiser (exceto curso de Animação em Toon Boom).
Você receberá seu material e praticará os exercícios em casa e receberá as correções e mentoria no horário de suas aulas.
Os cursos são modulares e, para a aprovação, você deverá entregar todas as tarefas de cada módulo e apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que será avaliado pelo seu instrutor.
Além da interatividade com professores e colegas artistas num ambiente descontraído e descolado, você também pode apreciar um bom cafezinho e biscoitos durante seu intervalo!
AULAS ONLINE (AO VIVO)
Em nossas aulas você terá acesso à plataforma EAD 24 horas por dia, sete dias por semana e à sala de aula virtual com encontros semanais ao vivo aonde você estiver;
Recursos da plataforma: fórum exclusivo, material didático extra (apostilas), aulas ao vivo são gravadas para você assistir quantas vezes quiser;
Recursos da sala de aula virtual: compartilhe sua tela, câmera e microfone (veja e ouça seu professor e colegas); quadro branco digital, chat, biblioteca de arquivos (receba e envie seu trabalho para correção) e mais;
As aulas acontecem AO VIVO e você poderá interagir com seus colegas, ter mentoria com o professor que é um artista atuante do mercado, fazer networking e alavancar sua carreira!
Quer saber mais sobre nossa proposta pedagógica? Clique aqui e faça o download do Manual do Aluno.
MATRÍCULAS ABERTAS DURANTE TODO O ANO!
Sobre o Curso
O curso aborda todos os fundamentos e princípios utilizados na animação tradicional de personagens. Princípios estes que foram criados, desenvolvidos e utilizados pelos animadores da Disney.
O curso tem o foco na animação do personagem, abordando no processo de aprendizagem os 12 (doze) princípios da animação tradicional. O domínio de tais princípios capacita o aluno para o trabalho com animação profissional, proporcionando, no decorrer das aulas, uma experiência única, com a simulação de um ambiente de trabalho em estúdio. Esse aprendizado se torna necessário para a formação profissional do aluno em sala de aula.
O curso é composto 16 módulos com a duração média de 12 meses. O curso é estruturado por três módulos principais, no primeiro módulo o aluno aprende a animação de objetos, no segundo módulo são ensinados os princípios da ação física do personagem e no terceiro módulo será aplicado a atuação propriamente dita, de um ou mais personagens dentro de uma cena.
Serão desenvolvidos em sala de aula animações quadro a quadro, com desenho feito em papel com a utilização de mesas de luz com régua de animação.
O aluno receberá orientação de carreira e consultoria para preparação e apresentação de portfólio de animação. Permite ai aluno se tornar um profissional de criação e desenvolvimento de projetos de animação ao criar seu próprio projeto animado.
O curso também atende executivos interessados em apresentar projetos através de Storytelling na Animação, bem como, Ilustradores, Designers e estudantes que queiram complementar suas horas na faculdade.
Mercado de Trabalho
Com mais de 400 agências e produtoras na área, o mercado de animação nacional tem apresentado um crescimento significativo, principalmente em relação às produções feitas para o mundo da publicidade e séries animadas para a TV e filmes.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Será aprovado e receberá o certificado o aluno que, com orientação do instrutor que é um animador profissional. apresentar a criação de um Demo Reel para seu portfólio utilizando os conceitos aprendidos em aula.
Ainda tem dúvidas? Clique aqui para acessar nossa página de Dúvidas Frequentes (FAQ).
Nosso Professor
Leonardo Siqueira, Animador Sênior 2D.
Na 2DLAB foi Animador na série Corta, primeira temporada, para o Universal Channel e animador na segunda temporada da série Chico na Ilha dos Jurubebas, para a TV Brasil. Trabalhou em animações da Turma da Mônica, séries para a web como “Ani Malu”. Produções para a Netflix como Legend Quest, Rick and Morty e para a Nickelodeon “Howdy Harrdy”. Acumula mais de 10 (dez) anos com o trabalho de animações 2D e digital. Atualmente trabalha com animação digital em Toon Boom.
Informações sobre o curso
Horários das turmas
Presencial (Centro - RJ)
Quarta-feira
Manhã - 09h às 12h
Online (AO VIVO)
Sábado
Manhã- 09h às 12h
*Temporariamente, durante o período de quarentena, todos os cursos presenciais estão funcionando online.
Matrículas abertas para a nova turma online!
Pré-requisitos
Bons conhecimentos em desenho e paixão pela animação.
Processo seletivo: Avaliação de Portfólio.
Curso de formação para ingressar no mercado da animação.
Modalidades
Presencial ou Online (AO VIVO)
Carga horária
Extensivo - 15 meses (3 horas semanais)
Total: 180 horas
Material
Folha de animação, lápis preto HB, 2B e 4B, lapiseira 0,7 mm com grafite 2B, borracha plástica branca, régua de 30 centímetros e par de esquadros .
Para os trabalhos de casa recomendamos a aquisição de um sketchbook formato A4.
Currículo do Curso
Módulo 1: Princípios da Animação - Tempo
Contagem do tempo para a realização de uma determinada ação, incluindo o ritmo das ações realizadas pelo personagem. Compreensão das ações e ritmos da animação aplicadas a um personagem simples.
Módulo 2: Princípios da Animação - Aceleração e desaceleração
O aluno realizará o trabalho com a velocidade dos elementos no espaço controlando o tempo e suas ações.Compreende o tempo para uma determinada ação ser realizada.
Módulo 3: Princípios da Animação - Antecipação
Preparação da representação do personagem com o acumulo de energia cinética para a realização de uma determinada ação.
Módulo 4: Princípios da Animação - Comprimir e esticar
Compreensão e aplicação da densidade e a deformação a um personagem em cena. Compreensão e aplicação da sensação de peso e flexibilidade aplicada aos personagens nos desenhos animados.
Módulo 5: Princípios da Animação - Exagero
Representa a entonação da representação do personagem, é aplicado o exagero aos movimentos e ações durante o processo de atuação.
Módulo 6: Princípios da Animação - Ação secundária
São todas as ações do personagem subordinadas a uma determinada ação inicial e principal.
Módulo 7: Princípios da Animação - Continuidade e Sobreposição da Ação
Nesse tópico o aluno aprenderá a entender, desenhar e animar elementos complementares que não possuem movimento próprio, são conduzidos por uma força (atuação) principal (primária)..
Módulo 8: Princípios da Animação - Animação Direta e Posição Chave
O aluno aprenderá a planejar e projetar a construção de poses pertencentes a um determinado personagem em movimento.
Módulo 9: Princípios da Animação - Movimentação em Arco
Define a percepção do movimento em detalhes para a construção da animação, copiando o movimento natural e real do ser humano, de animais, dentre outros exemplos.
Módulo 10: Princípios da Animação - Encenação
Construção e compreensão de uma cena com a expressão da atuação determinada por um personagem
Módulo 11: Princípios da Animação - Desenho Sólido
Definição e conceito do personagem com a aplicação da animação simulando a noção de peso, leveza, movimento natural, dentre outros detalhes.
Módulo 12: Princípios da Animação - Apelo
Compreensão e entendimento do personagem e o seu carisma em cena.
Módulo 13: Princípios da Animação - Sincronização
Conceitos da sincronização de sons e falas no desenho animado.
Módulo 14: Walk Cycle
O aluno aprenderá o ciclo completo de animação do personagem em movimento
Módulo 15: Projeto Final
O projeto final será construído com os alunos sob a orientação do professor em sala de aula.
GALERIA DE ALUNOS
Formamos artistas para os mercados de ilustração, quadrinhos, games e animação.
Clique aqui para acessar a página de nossos alunos.
Artes: Emanuel Rocha, Dayane Rezende, Hugo Prado
AULA DEMONSTRATIVA
Curso: Animação Tradicional
Live: O Mercado de Animação Tradicional e Digital
Depoimentos
O que nossos alunos e parceiros estão falando sobre a Lipe Diaz Escola?
Formamos Profissionais!
Dayane Rezende, Designer, animadora e ilustradora profissional
O curso de animação clássica com o prof. Léo Siqueira aumentou o amor que tenho pela animação, cada aula cresço mais como aluna, profissional e pessoa, pois a turma se tornou uma família e o prof nosso "pai-amigo-irmão mais velho" que nos orienta sobre o mercado de trabalho e também com a vida. Só tenho agradecer!
Confira os resultados dela antes de você fazer nosso curso:
https://www.behance.net/dayanekazuac4d